É muito comum receber um convite com indicação do traje apropriado para o evento.
O anfitrião costuma estabelecer esse padrão para garantir que todos os convidados se sintam bem e estejam adequadamente vestidos para a ocasião.
Para você não errar na escolha da roupa, fizemos uma seleção dos trajes mais frequentes:

Este é o dress code mais simples. Um blazer sempre transforma um look básico em super moderno e elegante, então pode apostar nele. Não há necessidade de se preocupar com gravatas. Sendo esse um traje mais leve, vale a pena aproveitar a oportunidade para usar uma calça jeans slim por exemplo. Um sapato mocassim ou outro modelo mais casual resolvem todos os problemas. Você sabia que na SR Estilo você pode alugar peças avulsas para compor o seu look? Temos camisas, blazer, sapatos, suspensórios e outros itens que se adéquam perfeitamente ao traje esporte.

Também chamado de traje passeio, pode-se dizer que este dress code é um passo acima do traje esporte. Por este motivo, é interessante substituir o jeans ou a sarja por uma calça de alfaiataria. Para eventos diurnos, você poderá escolher cores mais claras e trocar o blazer por um colete bem estruturado e caprichar na gravata. Nos pés o sapato oxford acrescenta um ar super conectado com as temporadas de moda e ainda possibilita uma aparência despretensiosa e charmosa. Peças em tons de cinza são perfeitas para este tipo de traje.

O homem deve usar terno e gravata. Tenha atenção redobrada! A roupa tem que estar bem passada e alinhada. Se gostar de uma abotoadura bonita, esta é a hora de usá-la. O mesmo vale para um relógio clássico. Um pequeno lenço estampado no bolso do paletó é um detalhe simples que completa o traje com charme.

Black Tie: é o traje exigido em alguns eventos mais formais. Você trajará smoking, com camisa branca, gravata borboleta e sapatos pretos ( de preferência em verniz). Na maioria das vezes esse é o Dress Code requerido em eventos de grande porte como noites de gala e premiações. Para ousar e sair do comum, você poderá usar uma gravata borboleta colorida lisa ou estampada. Experimente também substituir por um belo colete, a faixa de cetim que fica na altura da cintura cobrindo o cós da calça.

Os trajes esportes são roupas para serem usadas em ocasiões informais, ou seja, almoços, batizados e eventos durante o dia. Nessa ocasião vale a pena investir em vestidos leves com o comprimento curto, mas também poderá optar longos leves e fluidos.

O traje esporte fino engloba eventos informais a noite e até mesmo festas de 15 anos. Nessa ocasião vale à pena usar vestidos mais elaborados com a presença de brilhos, paetês e tecidos mais sofisticados como, seda, por exemplo. Conjuntos de cropeds e saias também são uma excelente opção para esse tipo de dress code.

O traje social exige um pouco mais sofisticação. O ideal é investir em vestidos longos mais incrementados e com detalhes.Vestidos curtos ou longuetes, precisam ser bem elaborados, e confeccionados em tecidos mais nobres para atrenderem a esse dress code. Se deseja optar por um vestido sem detalhe nenhum, acrescente acessórios mais vistosos como jóias ou belas clutchs.  

Black Tie: é o traje exigido em alguns eventos mais formais. Na maioria das vezes esse é o Dress Code requerido em eventos de grande porte como noites de gala e premiações. Essa é a hora em que você poderá escolher um vestido glamuroso. Abuse do brilho, como pedrarias e paetês, e dos detalhes luxuosos.